Eis aí uma data que eu não poderia deixar passar em branco aqui no blog. Como vocês sabem eu acredito na leitura como algo que contagia e por este mesmo motivo acredito que quando mais cedo um indivíduo for incentivado mas intimidade ele terá com os livros, mas vontade e disposição ele terá para a leitura.
Falo assim porque percebo estes reflexos em meus alunos, que ainda na pré escola já demostram curiosidade pelo livro e que fazem suas leituras, mesmo que estas não sejam da maneira convencional.
Bem, mas de onde veio esta data e por que o dia 18 de Abril?
Todos nós conhecemos um pouquinho do nosso grande escrito nacional Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato foi de grande importância em nossa literatura para adultos, mas também nos presenteou com lindas obras infantojuvenis.
O primeiro livro escrito pelo autor para esta modalidade foi o, tão bem conhecido, A menina do Narizinho arrebitado (1920) e com o sucesso desta obra muitas outras vieram, imortalizando lindos personagens e além disso, compondo o lindo Sítio do Picapau amarelo.
Sabe-se também que Monteiro Lobato deu, em sua literatura, muito valor à cultura nacional. O que foi um presente para o nosso povo. Mas o autor não parou por aí. Lobato trabalhou em muitas outras causas sociais do país. ( leia e entenda)
Sendo assim, no ano de 2002 foi estabelecida uma lei fixando a data de 18 de Abril, aniversário (18/04/1882) do mencionado escritor como momento de lembrar e relembrar a importância do livro criado para o público infantil.
E esta literatura, como vai?
Bem, embora tenha sido muito influenciada pelo autor e por muitos outros, de uma forma geral a literatura infantil é considera um campo ainda em descobertas. Para muitos um campo novo. No sentido de que se investe pouco e sendo pouco o investimento acaba sendo uma literatura ainda mais cara do que aquelas mais "comuns" juvenil e adulto.
Mas estamos aqui para apreciar aquelas que chegam lindíssimas nas livrarias e que a cada dia que passa encanta mais nossos pequenos. Minha esperança é que a lembrança e o reconhecimento da Literatura/livro Infantil não seja em um só dia. Mas em todos os momentos, em todos os lugares onde houver uma criança, uma escola, um livraria.
Fontes:
Brasil Escola
Brasil Escola
Agora pra acabar!!!
Qual livro infantil que você já leu e que mexeu com você "daquele jeito"
Conte para nós!
Conte para nós!
Vanessa Vieira
16 Comentários
Hoje é grande dia para todos os gostam de ler
ResponderExcluirInfelizmente essa data tão importante só é lembrada nas escolas pelos educadores e isso porque em nosso país a literatura nunca foi valorizada com magnitude que merece.
Parabéns pelo post lindo
Um beijo
Oi Gracita! Grata pela visita! Acredito que mrsmo em nossas escolas o falar sobre a Literatura ainda não a contempla da forma como ela merece. Pelo menos foi assim surante muito tempo. Hj já podemos ver mudanças. Mas ainda temos muito que trabalhar.
ExcluirBeijinhoss!!!
Oii, tudo bem??? Olha eu aqui bem desinformada; kkk. Não sabia disso. Por isso que o pessoal estava postando tantas coisas do Monteiro hoje :)
ResponderExcluirParticularmente, não sou a maior fã do autor, mas o trabalho dele foi fantástico e não dá para negar. E concordo sobre o incentivo. Por isso precisamos de mais autores e livros para esse público =D
Um beijão
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Concordo contigo Gih. Monteiro nos deixou obras lindas e deve ser lembrando sempre. E simbora incentivar a leitura entre nossos pequenos!
ExcluirAcredita que nunca li nada do Monteiro Lobato? Mas adorava assistir O Sitio do Pica-Pau Amarelo. Apesar de não acompanhar muito esse ramo percebo que ele está sendo incentivado cada vez mais e acho isso ótimo.
ResponderExcluirBlog Profano Feminino
Olá Ane! Que bom tê-la por aqui. Eu também acredito que nossos espaços estão se expandindo e fico feliz por ver nossa literatura evoluindo.
ExcluirUm beijo!!!
A leitura é um ato cognitivo político, mas a data atrelada ao Monteiro Lobato não me agrada. Tenho profundo desprezo pelo autor e sempre o evito... Também não utilizo o autor em sala de aula, salvo em debates sobre racismo, já que ele era um dos que mais incentivava Ku Klux Klan.
ResponderExcluirQuando é para discorrer sobre literatura infantil, uso outros autores!
Parabéns pela apoio a literatura nacional!
http://www.poesianaalma.com.br/
Olá Lilian, grata por teu comentário. Entendo tua posição com relação ao autor. Mas a data, analisando nosso cenário literário... Penso ser muito justa. Acredito que a obra fala além. Depois que ganha vida, os leitores e a sociedade que a fazem ter sentido. E creio que foi isto que aconteceu com a obra do Lobato. Na literatura infantil, o trabalho dele foi um marco. Por isso considero e sempre que possivel a faço ser lembrada.
ExcluirSempre bom ler tuas ideias. Abraço.
Só li poucas coisas de Monteiro Lobato , mais ele e um escritor fantástico .
ResponderExcluirEu também amo até hoje o sítio do pica pau amarelo kkkk
Amei o post *-*
Bjnhs
http://karoline-o-meu-melhor.blogspot.com/2015/04/642-coisas-me-arrependo.html
Olá
ResponderExcluirMonteiro Lobato é muito legal, mas quem realmente fez parte da minha infância foi o Pedro Bandeira e Ziraldo, amo os dois autores, eles que me fizeram gostar tanto de ler haha adoro.
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Catharina
Abraços.
Oi Vanessa.
ResponderExcluirEu realmente não sabia sobre essa data, e pelo que vi é pouco divulgada e valorizada.
Mas eu adoro livros infantis e não tem um como favorito, mas posso dizer que gosto muito dos livro do Monteiro Lobato.
Beijos
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/
Oi Vanessa, tudo bem?
ResponderExcluirNão sabia sobre a data e gostei de saber.
Nunca li nada do Monteiro, mas gostava muito do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Bjs
A. Libri
Essas datas são importantes no crescimento da criança. Na minha escola de "Jardim" toda semana a gente ia pra bibliotequinha e mesmo não sabendo super ler era divertido <3 www.belapsicose.com
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pelo post. Acho muito importante incentivar a leitura às crianças.
Toda vez que vou à biblioteca pego um livrinho para o meu irmão de 7 anos, porém ele prefere ficar no video-game :/
Minha mãe também não incentiva muito :/ . Eu não posso forçá-lo, né? Uma hora ele mesmo terá curiosidade e interesse e pegará um livro, ai eu ficarei feliz da vida hahaha
Um livro que eu amava quando era criança se chama Rafaela, tagarela. Dá até uma nostalgia hihi
Um abraço.
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirMuito bacana seu post, pois devemos valorizar a literatura infantil. Esse tipo de literatura é a base dos novos leitores. Se eu fosse citar um livro infantil, eu diria O Diário de Biloca, um livro que me marcou muito. Ah, um autor infantil que adoro é o Pedro Bandeira.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Hey, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei o post, pois como você disse esse é um terreno ainda pouco explorado, entretanto a literatura infantil tem um peso tão grande na formação das pessoas. Apesar de eu não ter um livro infantil o qual me marcou (a maior parte da minha infância passei lendo gibis da Mônica) é impossível não reconhecer o seu peso na educação de uma criança.
Beijos,
Dois Dedos de Prosa
Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!
Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3