Título: Sertão
Autoria: Fábio Monteiro
Ilustrações: Maurício Negro
Editora: Paulinas
Páginas: 40
Edição: 1
Idioma: Português
Formato: (20,0 x 20,0)
Autoria: Fábio Monteiro
Ilustrações: Maurício Negro
Editora: Paulinas
Páginas: 40
Edição: 1
Idioma: Português
Formato: (20,0 x 20,0)
Sinopse: Sertão toca os leitores pela singeleza da narrativa, pela árida paisagem sertaneja e pelos encantos de um menino que relata a sua amizade com um pássaro. Tonho vive no sertão e conhece um pássaro que voa por vários lugares, trazendo a ele realidades diferentes (a chuva, a guerra, a dor) e novas descobertas. O autoconhecimento e as novas descobertas são trazidos pela natureza, assim como a passagem de um mundo estéril a um abundante. Sertão reporta-nos aos laços de amizade e ligação sentimental que vão se construindo no contato. Propõe, também, um modo muito lírico na descoberta de realidades diferentes.
Foto: Vanessa Vieira |
Sertão é um livro de literatura infantil que nos conta a história de Tonho, um menino que morara, como o próprio título sugere, no sertão. Da perspectiva de um narrador observador somos pouco a pouco apresentados ao dia a dia de Tonho, suas percepções sobre a vida, seus sonhos, suas esperanças e sua relação com um pássaro que diariamente vem visitar sua janela.
A relação do menino com o pássaro dá vida à história. O mais interessante é que escrito de uma forma simples esta obra nos faz mergulhar no contraste entre o que se vê, o que se imagina do que se vê e do que não se vê.
A poesia perpassa toda a obra nos abrindo os olhos para uma realidade muitas vezes triste, mas ao mesmo tempo nos apresenta um menino que apesar de... Escolhe olhar as coisas com outros olhos.
Por ser uma literatura infantil os fatos são narrados aos poucos entre as ilustrações que tenho que mencionar aqui complementam de forma singular a história. Mais que isso, escrevem junto. Na verdade quando vi o livro pela primeira vez me apaixonei justamente pelo título em conjunto com a ilustração da capa. agora com ele em minhas mãos posso dizer que é ainda mais intenso do que imaginei que fosse.
Gostaria de agradecer ao autor Fábio Monteiro, ao Ilustrador Maurício Negro e à Editora Paulinas por nos apresentar uma obra tão linda. E aproveito para deixar registrado meu desejo que de que muito em breve ele alcance as bibliotecas de nossas escolas. Precisamos dessa "sensibilidade séria" nos livros infantis.
É isso minha gente! Como vocês viram eu favoritei o livro. E podem anotar que vou levar comigo nas contações de história. Espero que leiam e que se encantem, assim como eu me encantei.
Até breve!
2 Comentários
Gostei bastante da resenha! Conheço bem a obra e percebi que foram destacado aspectos que sao, realmente, grandes diferenciais. Sugiro somente a correção do nome da editora no último parágrafo, que ficou incorreto. Obrigada e parabéns!
ResponderExcluirOlá! Muito grata pelo seu retorno! Fico feliz que tenhas gostado! Valeu pelo toque. Já ajeitei lá! ;)
ExcluirAbraço!
Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!
Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3