Você sabia que hoje (18 de Abril) é o Dia Nacional do Livro Infantil? Pois então, esta data foi escolhida para homenagear Monteiro Lobato. Um famoso escritor brasileiro que primeiro deu atenção à Literatura Infantil.
Pois bem, para guardar este dia na memória trouxe para compartilhar com vocês a resenha de um livro muito interessante que li e reli algumas vezes este ano com meus alunos lá na Sala de Leitura.
Foto: Vanessa Vieira |
Depois de argumentar sem sucesso a construção do vizinho a raposa sai em busca da ajuda do Rei da Floresta o Sr. Leão, mas as coisas não acontecem bem do jeito que ela esperava. Dona Raposa sai desta história aprendendo uma grande lição!
Foto: Vanessa Vieira |
Já dentro da história somos levados a refletir sobre nossos próprios valores e sobre a forma que agimos no mundo. De uma forma bem sutil e direta Elza aponta para o leitor que não podemos cobrar que o outro seja igual ou tenha as mesmas coisas que nós. Cada um tem seu limite e precisa ser respeitado por isso. Não há melhor ou pior, há o ser, o existir. E ainda que a humildade e a generosidade é o início da humanidade!
Diante de tantas boas reflexões o livro ainda nos presenteia com lindíssimas ilustrações, Imagens grandes que ocupam toda a página, traços bem definidos e ainda um personagem que ao longo da história vai nos convidando para uma linda intertextualidade.
Foto: Vanessa Vieira |
Então, deixo para vocês esta dica, desejosa de que também se encantem com esta obra e sua linda mensagem. E já que este é o dia do livro infantil que tal presentear aquele pequeno que você tem ai na sua casa ou na sua família com esta linda história? Vale muito a pena a leitura!
Favoritei com certeza!
Dados da obra:
Título: A casinha do Tatu
Autoria: Elsa Sallut
Ilustração: Suppa
Editora: Moderna ( Coleção Girassol)
Ano: 2017
Páginas: 40
Sinopse: A raposa, orgulhosa de sua linda casa, não aceita a vizinha de alguém tão pobre como o tatu. Mas, ao pedir o auxílio do rei leão para solucionar o caso, a raposa recebe uma lição e tanto!
Vou ficando por aqui! Mas antes de você ir me diga. Já conhecia esta obra? Ficou curioso? Tem algum livro Infantojuvenil que te cativou e que você nunca mais esqueceu? Comenta aqui em baixo!
1 Comentários
Na sabia sobre a data , dia do livro infantil. Tenho tomado gosto por essa literatura depois q os netos nasceram , com os filhos não tive tempo ou sabedoria.
ResponderExcluirOlá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!
Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3