Semente de letra é para mim um livro bem especial. Deve ter uns dez anos ou mais que os meus olhos o encontraram pela primeira vez e vou entregando logo que foi paixão à primeira lida!
Ele nos conta a história de Vitória, uma menina que morava junto com seus pais e irmão em um acampamento sem terra. Ela via de tudo por lá! E presenciou inclusive a vitória do seu povo, ao conquistarem seus primeiros pedacinhos de terra.
Mas a história de Vitória, também fala de um bichinho chamado leitura. Eram muitas as aventuras que ela vivia com seus amigos e numa dessas quebrou a perna e teve que deixar de ir à escola, curtir com os amigos e fazer o que mais gostava que era explorar o mundo à sua volta!
A mãe preocupada com a mudança de humor da filha, pediu a auxilio à professora, que chegou com uma novidade belíssima! Presenteou a menina com um exemplar de Dom Quixote de La Mancha!
Vitória torceu o nariz à principio, mas na falta de outra atividade abriu-se para a possibilidade de ler aquele livro e depois, não parou mais!
Adicionar legenda |
O livro continua contando o que esta atitude da mãe e da professora fez com a vida da Vitória. Vocês querem se emocionar? Então, leiam este livro!!!
Penso que esta obra é o exemplo claro daquilo que todos nós, amantes da literatura, falamos sobre a força e a intensidade da leitura! O livro é curtinho, mas vai se desenvolvendo e ganha proporções grandiosas dentro do tema que se propôs tratar.
E vou confessar a vocês uma história, foi esta a semente plantada por este livro que me fez querer trazer resenhas para este bloguinho aqui. Entendi de fato o que o título quer nos dizer e decidi plantar esta semente por aqui também! E aqui estamos até hoje, plantando e colhendo muitos frutos!
Fica claro que indico a leitura principalmente para quem trabalha direto com a educação ou algo que envolva o incentivo à leitura! E também para você que gosta de histórias encantadoras cheias de boas emoções e superações!
Nota mil para Marcia Camargos!!! E se você algum dia chegar a ler este post! Parabéns e obrigada por nos trazer tão singela e grandiosa história!
Sobre o livro:
Sinopse: O feijão nasce da terra. O arroz também. As frutas mais gostosas dão nos pés que a gente planta… ‘ Nisto pensava Vitória, quando entramos em seu mundo. Após um simples acidente acontece algo que a leva a mergulhar fundo, arrebatando consigo seus com panheiros ‘sem-terrinha’, e a nós também, para um universo inusitado e novo – o mundo das letras…até chegar no mistério das suas sementes e plantá-las!
Sobre a Autora:
Jornalista com pós-doutorado em História pela USP, tem 27 livros publicados para jovens e adultos. Escreveu, em coautoria, Monteiro Lobato: furacão na Botocúndia (Senac São Paulo, 1997), ganhador do prêmio Jabuti de melhor ensaio biográfico e como Livro do Ano Não Ficção em 1998, pela CBL. “Um menino chamado Vlado” ficou entre os finalistas dos prêmios APCA e Jabuti, categoria juvenil.
Mineira de Belo Horizonte radicada em São Paulo, recebeu em 2011 o título de Cidadã Paulistana, outorgado pela Câmara dos Vereadores da cidade. Atualmente reside na França. Além de colaborar com artigos sobre cultura e conjuntura internacional para revistas e jornais de São Paulo.
0 Comentários
Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!
Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3