Mas identificar o problema não basta. É preciso agir. E como toda transformação significativa, essa mudança deve começar de dentro para fora, do pequeno para o grande. Pensando nisso, esta nova conversa pretende propor caminhos possíveis: ideias e ações que pais, professores, escolas e instituições podem adotar para estimular o prazer pela leitura — mesmo (ou principalmente) no ambiente digital.
📲 O desafio de ler no mundo digital
Estamos inseridos em um contexto cibercultural, como define Pierre Lévy (1999), em que a cultura é constantemente mediada pelas tecnologias digitais, com interações rápidas, visuais e muitas vezes fragmentadas. Por isso, incentivar o hábito da leitura exige novas estratégias, mais conectadas à linguagem e ao ritmo do cotidiano digital das pessoas.
Nesse cenário, é importante considerar os multiletramentos — ou seja, os diversos modos de ler e escrever presentes na sociedade contemporânea — como parte essencial do desenvolvimento educacional e cidadão. (ROJO, 2012).
Isso não significa abandonar o livro impresso, mas sim ressignificar as práticas de leitura, ampliando seus formatos e acessos. Ler um livro em papel ou um conto em um post do Instagram são experiências diferentes — e ambas podem ser valiosas.
👉6 Caminhos para Estimular a Leitura na Era Digital
🌐 Uma rede de leitores é possível
Inúmeros caminhos podem ser traçados — e cada ação importa. Ao promover o hábito da leitura, construímos uma sociedade mais crítica, criativa e empática.
Somos, ao mesmo tempo, leitores e autores desta era digital. E quanto mais diálogo houver entre páginas e telas, mais potente será o impacto da leitura.
📚 Por aqui, seguimos comprometidos em cultivar essa conversa. E você?
Como tem incentivado a leitura no seu dia a dia? Compartilha com a gente nos comentários! Estimular o prazer pela leitura — mesmo (ou principalmente) no ambiente digital
Até breve!
Fonte:
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2024. Disponível em: https://www.prolivro.org.br
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
2 Comentários
Muito pertinente, este seu post!
ResponderExcluirCabe-nos a nós abrir o horizonte dos novos leitores, nestes novos tempos!
Beijinho
Olá, Vanessa, como você faz, também eu venho há anos estimulando a leitura,
ResponderExcluirprincipalmente de romances, crônicas, contos e poemas.
Em 2006 criei o blog Panorama, no qual venho publicando crítica literária, resenhas,
poemas, crônicas e contos.
Deixo o Blog Panorama para você conhecer:
https://panorama-direitoliteratura.blogspot.com
Grande abraço daqui de Porto Alegre.
Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!
Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3