Mas identificar o problema não basta. É preciso agir. E como toda transformação significativa, essa mudança deve começar de dentro para fora, do pequeno para o grande. Pensando nisso, esta nova conversa pretende propor caminhos possíveis: ideias e ações que pais, professores, escolas e instituições podem adotar para estimular o prazer pela leitura — mesmo (ou principalmente) no ambiente digital.
📲 O desafio de ler no mundo digital
Estamos inseridos em um contexto cibercultural, como define Pierre Lévy (1999), em que a cultura é constantemente mediada pelas tecnologias digitais, com interações rápidas, visuais e muitas vezes fragmentadas. Por isso, incentivar o hábito da leitura exige novas estratégias, mais conectadas à linguagem e ao ritmo do cotidiano digital das pessoas.
Nesse cenário, é importante considerar os multiletramentos — ou seja, os diversos modos de ler e escrever presentes na sociedade contemporânea — como parte essencial do desenvolvimento educacional e cidadão. (ROJO, 2012).
Isso não significa abandonar o livro impresso, mas sim ressignificar as práticas de leitura, ampliando seus formatos e acessos. Ler um livro em papel ou um conto em um post do Instagram são experiências diferentes — e ambas podem ser valiosas.
👉6 Caminhos para Estimular a Leitura na Era Digital
🌐 Uma rede de leitores é possível
Inúmeros caminhos podem ser traçados — e cada ação importa. Ao promover o hábito da leitura, construímos uma sociedade mais crítica, criativa e empática.
Somos, ao mesmo tempo, leitores e autores desta era digital. E quanto mais diálogo houver entre páginas e telas, mais potente será o impacto da leitura.
📚 Por aqui, seguimos comprometidos em cultivar essa conversa. E você?
Como tem incentivado a leitura no seu dia a dia? Compartilha com a gente nos comentários! Estimular o prazer pela leitura — mesmo (ou principalmente) no ambiente digital
Até breve!
Fonte:
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2024. Disponível em: https://www.prolivro.org.br
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
3 Comentários
Muito pertinente, este seu post!
ResponderExcluirCabe-nos a nós abrir o horizonte dos novos leitores, nestes novos tempos!
Beijinho
Olá, Vanessa, como você faz, também eu venho há anos estimulando a leitura,
ResponderExcluirprincipalmente de romances, crônicas, contos e poemas.
Em 2006 criei o blog Panorama, no qual venho publicando crítica literária, resenhas,
poemas, crônicas e contos.
Deixo o Blog Panorama para você conhecer:
https://panorama-direitoliteratura.blogspot.com
Grande abraço daqui de Porto Alegre.
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirSem dúvida é preciso integrar a leitura ao mundo digital, não adianta brigar com isso, não haverá volta. É seguir o velho ditado popular: "se não pode vencê-lo, junte-se a ele". Eu me adaptei muito bem em ler no Kindle, principalmente. Ler no tablet ou computador já é mais cansativo, porém, não larguei de vez os livros físicos, mas hoje em dia posso dizer que leio mais no Kindle do que no livro físico. Curiosamente, meu filho de 14 anos, não gosta muito do Kindle e prefere ler os livros em papel.
Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!
Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3